A participação no 8º Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VIII SINGEP), realizado entre 1º e 3 de outubro, rendeu à UFRN, o prêmio de melhor artigo científico da área de Gestão de Projetos. A pesquisa desenvolvida por Edjane Cortez (Mestre em Processos Institucionais PPGPI/UFRN e Servidora PROAD), Thiago de Oliveira (Mestrando PPGA/UFRN) e orientação do professor André Gurgel (DEPAD/UFRN), desenvolveu um modelo para condução de compras públicas baseado em técnicas da Gestão de Projetos - Vide anexo para leitura do artigo DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA O PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.
O pesquisadores observaram que as aquisições e contratações no ambiente público eram feitas de forma operacional e, a partir daí, passaram a trabalhar no desenvolvimento de uma técnica da qual depreendesse um maior cuidado à realidade de cada setor. Para a pesquisa foram utilizadas ferramentas de auxílio ao gerenciamento das tarefas em projetos como o Life Cycle Canvas - LCC e o Trello. O ganho deste produto para a UFRN é, de maneira imediata, a possibilidade de tratar as compras públicas com ainda mais assertividade e precisão.
O prêmio conquistado no VIII Singep, principal congresso acadêmico da área de gestão de projetos do país, realizou um feito inédito na medida em que foi a primeira vez que a premiação se destinou a um produto advindo de universidade localizada na região nordeste do país.
Anexo: artigo_DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA O PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS.pdf