O trabalho que vem sendo desenvolvido no contexto da Gestão de Riscos, dentre as mais variadas unidades da UFRN, é baseado no planejamento e execução das atividades que vão desde a identificação até o monitoramento dos riscos. Esse trabalho de base tem permitido que a disseminação dos conhecimentos seja feita de forma orgânica dentro da instituição.
Nessa esteira de conhecimento, os colaboradores da SGP Adson Araceli e Vinícius Almeida, tiveram a oportunidade de levar informações e experiência à equipe do IFRN de Currais Novos, através de cinco encontros com a equipe via Google Meet, totalizando 15 horas (dias 09, 11 e 13 de novembro) de explanação de conteúdo voltado a essa temática.
A solicitação para a realização desta ação foi feita por parte de gestores da instituição parceira, uma vez que, assim como as demais instituições federais de ensino superior, precisam planejar e executar sua própria Gestão de Riscos.
A capacitação ministrada apresentou inicialmente um conteúdo teórico robusto, mediante o conhecimento em outras metodologias, pois foi necessário trazer conceitos inerentes à área e ambientá-los com o cenário de risco. Após este primeiro momento, foi apresentada a visão da gestão de processos concernente ao tema, uma vez que esta etapa faz parte do alicerce para a compreensão e aptidão em riscos.
Em seguida foram iniciados os trabalhos práticos, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de entender o mecanismo e a logística das atividades concernentes a GR. Nesta fase, a equipe envolveu-se pensando, refletindo e aplicando os conceitos estudados anteriormente e os que vão sendo repassados e reforçados ao longo dos encontros.
Ao fim, os participantes construíram um Mapa de Risco (produto final da Gestão de Riscos) dos setores em que trabalham, tendo assim um material de referência para ser implementado à Gestão de Riscos nos demais processos que realizarão.
SOBRE A GESTÃO DE RISCOS NA UFRN
De acordo com o artigo 2º da resolução Nº 016/2017- CONSAD, de 04 de maio de 2017, a qual instituiu a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e criou o Comitê de Governança, Riscos e Controles, a gestão de riscos é um processo para identificar, avaliar, administrar, controlar e monitorar potenciais eventos ou situações capazes de afetar o desempenho da instituição, buscando estabelecer uma garantia razoável quanto ao cumprimento de seus objetivos.
Neste contexto, a Secretaria de Gestão de Projetos/UFRN, unidade a qual, pelo regimento interno da Reitoria (2019), é responsável pela disseminação da gestão de riscos na instituição, ficou encarregada de conduzir os trabalhos de planejamento e execução das ações de GR. A SGP vem realizando atividades nesta área desde 2018 e segue como um facilitador de boas práticas numa parceria dinâmica com as demais unidades da UFRN.